5 dicas da nossa família para planejar os jantares de final de ano

ceia de natal

O preparo das ceias de final de ano nem sempre precisa ser complicado. Quando planejamos e conhecemos nossos convidados, conseguimos agradar a todos sem ter muita dor de cabeça. E ainda fazer tudo ser delicioso e econômico.

Pensando nisso, selecionamos cinco dicas simples que usamos na nossa família para o preparo dos jantares de fim de ano. Afinal, queremos que todos curtam o clima delicioso que só o Natal e a chegada do novo ano proporcionam.

1. Calcule a quantidade de comida e conheça seus convidados

Para que não haja desperdício ou falte alimento, é importante planejar a compra de produtos acertando a quantidade de convidados. Além disso, saber sobre as dietas e restrições de todos também ajuda a não comprar nada em excesso, como carnes e produtos com lactose.

Antes de ir às compras, converse com a família para que a ceia seja agradável ao paladar de todo mundo.

2. Planeje aperitivos

A escolha dos aperitivos dizem muito sobre o prato principal. Investir em entradas leves e refrescantes é uma boa alternativa devido ao calor do final de ano. Petiscos em palitinhos com palmito, queijos leves e azeitona, por exemplo, costumam fazer sucesso.

Diversificar nos aperitivos atrai os convidados, além de distraí-los enquanto a ceia não fica totalmente pronta. Uma dica para que os aperitivos fiquem atrativos é usar a temática de fim de ano para decorá-los.

3. Seja caprichoso na hora de preparar o prato principal

Como tradição em muitas famílias, a atração principal da mesa são os assados! O peru e o chester, além de contarem com bastante proteína, têm pouca gordura e são ótimas opções. O tender também costuma ser bastante escolhido, embora tenha uma quantidade maior de gordura.

Para deixar o prato ainda mais bonito, escolher bons molhos, como um agridoce, é essencial. Por fim, o arroz com passas e a salada colorida costumam ser os queridinhos dos acompanhamentos.

4. Pense em sobremesas saudáveis
A sobremesa sempre é a parte mais esperada de qualquer refeição, não é? Não seria diferente em uma ceia de Natal ou Ano Novo. Utilizar produtos light na preparação dos doces pode deixá-los menos calóricos e igualmente saborosos.

Uma dica para que a mesa de sobremesas fique colorida e saudável é colocar frutas à disposição. Agrada os que não gostam do açúcar em excesso e mantém um equilíbrio na composição.

 

5. Dedique-se à decoração da mesa

Para colocar todos no clima das festas de fim de ano, nada melhor do que começar pela decoração. Muitos se preocupam apenas com a casa decorada, mas todos comemos também com os olhos. Por isso a mesa é essencial!

Decorar os pratos pode ser muito simples e divertido. Solte sua criatividade!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.