Cantina Escolar Saudável: educação alimentar desde a infância

Cantina saudavel canoas

Oferecer produtos de qualidade e prezar pela saúde das pessoas é o que nos move. Acreditamos que a alimentação saudável precisa ser prática diária, mas que esse comportamento tem origem na infância. Por isso nossos pequenos clientes das escolas LaSalle Canoas e LaSalle Niterói, em Canoas, têm contato com um cardápio selecionado com cuidado e carinho, pensando no seu futuro. 

A Mestre em Nutrição de Alimentos Maria Cristina Furtado da Silva conta nossa experiência com o Projeto Cantina Escolar Saudável, que segue as orientações do Ministério da Saúde e da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).

Cantina Escolar Saudável

Por Maria Cristina Furtado da Silva – Mestre em Nutrição de Alimentos *

A escola caracteriza-se como um espaço de formação, educação e desenvolvimento de hábitos de vida e práticas saudáveis. Inclusive de alimentação, com a qual a comunidade escolar passa grande parte do seu tempo. Sendo assim, é um importante momento para se desenvolver estratégias de promoção da saúde.

A escola oportuniza à criança um momento de convívio social no qual podem ser estimulados os hábitos alimentares saudáveis. No entanto, pesquisas vêm demonstrando que, atualmente, o ambiente escolar contribui de forma sistemática para a adoção de práticas alimentares consideradas não saudáveis por crianças.

A maioria dos lanches vendidos e/ou preparados nas cantinas escolares tem baixo teor de nutrientes e alto teor de açúcar, gordura e sódio. Com base nesses dados, o Colégio La Salle Canoas implantou no bar da escola, junto com a Confeitaria Dona Inês, o projeto Cantina Escolar Saudável, seguindo assim as orientações do Ministério da Saúde e da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).

O foco do Ministério da Saúde na melhoria da qualidade da alimentação escolar visa a combater o avanço da obesidade infantil. As estimativas mostram que cerca de 525 mil crianças e 140 mil adolescentes têm obesidade mórbida no Brasil. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE, 34,8% das crianças com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a OMS, é fundamental que o ambiente seja favorável às escolhas alimentares saudáveis.

Já na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso – em 1970, este índice estava em 3,7%. Neste grupo, o índice de massa corporal (IMC) – razão entre o peso e o quadrado da altura – deve ficar entre 13 e 17. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

A qualidade nutricional dos alimentos e bebidas ofertados nas escolas é um dos determinantes da saúde e nutrição dos escolares. Além da melhoria da qualidade nutricional de lanches e refeições, processados ou não, é fundamental a educação permanente com a comunidade escolar.

Nas Cantinas escolares Dona Inês e Elementos Saudáveis não são comercializadas guloseimas, refrigerantes, salgadinhos industrializados, alimentos com gorduras-trans, embutidos e frituras evitando assim o consumo em excesso de açúcar, gordura e sódio.

As Cantinas são acompanhadas por nutricionista que avalia previamente a qualidade nutricional dos produtos a serem vendidos. Além disso, elabora e supervisiona o cardápio de almoço oferecido diariamente à comunidade escolar e a realiza as Boas Práticas de manipulação de alimentos, garantindo a segurança alimentar no preparo dos alimentos.

Neste espaço da cantina promovemos a educação nutricional dos alunos através de cartazes orientativos, ressaltando a legislação da cantina saudável, e de mural com dicas e pesquisas que abordam a nutrição e a pirâmide alimentar. A equipe de funcionários é treinada para indicar aos alunos as opções mais saudáveis de lanches. Além disso, é incentivado o consumo frutas, salgados assados tradicionais e integrais e suco natural, picolés de frutas, bolos e preparações caseiras.

 

* Maria Cristina Furtado da Silva

CRN-2 nº 2779

Mestre em Nutrição de Alimentos

51 81619854 – 51 30126751

Olavo Bilac – 597 – sala 1 – Porto Alegre/RS

www.nutrientesconsultoria.com.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.