Cozinha é onde educamos nossos filhos

Cozinhar não tem sexo, classe ou faixa etária. Este Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para começar a habituar seu filho ou filha à cozinha. Atualmente, apenas 12% dos pais cozinham com os filhos durante a semana. Por isso, preparar qualquer tipo de alimento é um estímulo ao desenvolvimento na infância.

A cozinha vai além de comer. Com uma pitada de ensino do pai, seu filho pode aprender matemática – a partir das medições de ingredientes – e até segurança ao manusear utensílios domésticos. E não só a criança desenvolve novos conhecimentos e habilidades, mas também elabora uma percepção de responsabilidade, confiança e coletividade.

A interação entre pai e filho nesse momento também pode contribuir para a alimentação de verdade nesta etapa da vida, fazendo ela criar gosto por comidas mais saudáveis. As crianças que comem em casa tendem a ter menores chances de obesidade infantil. Com um pouco de incentivo ela pode criar gosto por uma alimentação rica em nutrientes, mais natural e mesmo sem agrotóxicos.

Nossa dica para aproveitar datas como o Dia dos Pais é: cozinhe com seu filho. Você pode fazer receitas a base de frutas e legumes da estação, por exemplo. Com duas xícaras de afeto e mão na massa, além de tornar esse dia um momento singular, você ensina conceitos básicos de educação e alimentação. E educa uma criança mais feliz e saudável.

Como inserir a criança na cozinha

Há várias maneiras de incentivar seu filho a se familiarizar com a cozinha. Seja para ensinar lições para a vida inteira ou apenas para assar um bolo, indiretamente ela aprende diversos conceitos sobre cooperação e responsabilidade. Mas como incluir a criança na cozinha?

Crianças menores de 3 anos tendem a ter os sentidos mais aguçados. Por isso, nossa dica é deixar seu filho mexendo os ingredientes em tigelas grandes (para não ter muito desperdício) e utilizar colheres de silicone. Encoraje seu filho a conhecer as texturas dos alimentos, seja farinha de trigo ou frutas.

Já crianças de até 6 anos têm a criatividade aflorada. Então, o melhor é deixar ela preparando a salada ou os recheios da pizza.

Aos 11 anos, seu filho pode pular algumas etapas e você pode deixá-lo utilizar, por exemplo, o espremedor de alho, o amassador de batatas ou até o abridor de lata. Nessa idade, também é possível ensiná-lo a manusear a faca e outros utensílios cortantes.

Crianças acima de 12 anos já podem fazer comidas tanto no fogão como no forno. Bolos, macarrão ou purê de batata podem ser um bom começo para criar pequenos chefs em casa!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.