* Por Lisandra Osório, nutricionista.
As épocas mais frias do ano são as que mais nos deixam suscetíveis a gripes, resfriados e doenças respiratórias. Por isso, a dica do momento é caprichar na imunidade. Com as alterações de temperatura e a chegada do frio rigoroso, vale pensar em alimentos que nos ajudem a fortalecer o organismo para enfrentarmos todas enfermidades que acompanham o inverno.
Coma frutas da estação
As frutas da estação são as ideias para consumo nesta época. Essa é a melhor maneira de consumirmos produtos frescos e saborosos, respeitando o nosso organismo e o meio ambiente. Laranjas, bergamotas, caqui e kiwi são excelentes fontes de vitamina C e outras vitaminas e minerais essenciais que nos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Capriche nos pré e probióticos
Vale trabalhar a nossa microbiota, ou seja, regular e cuidar das bactérias boas que existem dentro de nós. Para isso, o caminho mais simples é caprichar no consumo de pré e probióticos. Estes microorganismos vivos do bem vivem no nosso trato gastrointestinal e ajudam a combater os vírus e bactérias prejudiciais à nossa saúde. Você pode encontrá-los em produtos vivos, como iogurtes, leites fermentados, coalhada, missô e kefir, que podem facilmente ser introduzidos em sua dieta.
Caldos e sopas aquecem o corpo
A última dica é, provavelmente, a mais deliciosa e aconchegante: não tenha medo de se jogar nas sopas e caldos do bem. Além de nos aquecerem nos dias mais frios, esses alimentos são poderosos por fornecerem diversos nutrientes e, por isso, colaboram no cuidado do sistema imunológico. Quando preparados de forma adequada, sem excesso de gorduras e isentos de temperos industrializados e embutidos, são uma ótima opção nutritiva e digestiva para se aquecer.
As sopas, por serem alimentos leves, às vezes são vistas como comidas voltadas a dietas de emagrecimento. Mas elas podem complementar nossas refeições ou serem o prato principal. Abuse da criatividade, capriche nos vegetais e cuide do seu organismo de um jeito saudável e saboroso.